Ao início da tarde daquele domingo, Simão e Miguel saíram de casa para reinventarem o destino. Foi apenas no caminho que o primo lhe revelou os seus planos; propôs-lhe que pedisse a Ventura, pai de Cristina, permissão para poder namorar com a filha. Assim, haveria de casar e prosseguir com a sua vida fora da quinta. Miguel ficou agradado com a ideia. Vira a rapariga meia dúzia de vezes, sempre acompanhada por alguém da família, e até a tomava por uma desconhecida simpática. Porém, Miguel adiantou que apenas estaria interessado na mudança se a mãe o acompanhasse. Logo depois, Miguel consciencializou-se de que nada sabia sobre namoros ou casamentos, não tendo ainda entendimento sobre como lidar com uma mulher. Não sabia também o que haveria de dizer ao pai da rapariga. Amedrontou-se e quis voltar atrás, mas o primo garantiu-lhe que tudo iria correr bem.
Já na casa, e tal como prometera, Simão tratou das apresentações e desfez-se em elogios sobre o primo. À entrada da porta da cozinha, as meninas escutavam atentamente. Clotilde estava felicíssima pelo desencalhe da irmã, que lhe permitia sonhar com o seu casamento com Simão. Cristina estava reticente, por considerar que o rapaz era um pouco estranho. Contudo, se o pai pensasse que era o melhor para ela, então o amor que tinha à irmã ocupar-lhe-ia o coração até que o tempo lhe ensinasse a suportar o marido. Ventura já conhecia Miguel de outras andanças e tinha-o por meio esgrouviado, mas bom trabalhador, que era enfim o que mais lhe interessava. De qualquer forma, a filha tinha sido educada para saber orientar qualquer casa.
– E qual é a joia? – perguntou Ventura a Miguel.
O rapaz, percebendo outra coisa, ainda esteve para dizer que lamentava o mau trato, mas desconfiou e não quis parecer ignorante, olhando depois para Simão, que o ignorou.
– Como? – perguntou, por fim, Miguel.
– Tu não queres namorar com a minha filha? Então tens de me dar qualquer coisa em troca ou não teremos negócio!
– Isso nã sabia – respondeu Miguel, olhando desconfiado para o primo.
Simão também desconhecida qual era o objetivo do sogro e não arriscou qualquer comentário.