A Rota das Bétulas é um percurso oficial, inserido no Maciço da Gralheira, que serpenteia entre a Fraguinha, Candal e Póvoas da Leiras, no concelho de São Pedro do Sul. O Trilho Inca é um percurso oficioso numa vertente escarpada que faz a ligação entre Póvoa das Leiras e Covêlo do Paivô. A proximidade entre os dois trilhos e a espetacularidade do cenário envolvente faz com que seja um pecado de natureza percorrer um e ignorar o outro. Juntando os dois trilhos, o percurso circular fica com um total de 12 km e é um excelente cartão-de-visita da região.
Tratando-se de um percurso circular, o início poderá decorrer em qualquer um dos locais por onde ele passa. Nós resolvemos começar junto ao Parque de Campismo da Fraguinha, que fica perto da aldeia da Coelheira. A parte mais acidentada do percurso coincide com a vertente da Serra da Ribeira, que fica sobranceira sobre Candal; nós optámos por fazê-la a descer. Saindo da Fraguinha, a parte inicial do trilho faz jus ao nome, visto que a zona está muito bem composta de bétulas (GC1J7JN). O riacho ajeita o ambiente de um bucolismo natural e os sentidos vão-se habituando ao abandono civilizacional.
Subindo a encosta, o horizonte torna-se mais amplo e magnificente. A Fraguinha transforma-se depois num amontoado de resistência verde, com as encostas despidas em plano de fundo. O topo da Serra da Ribeira é dominado por eólicas gigantes e as vertentes acidentadas estão minadas de buracos (GC2CBWK); há muito tempo que a exploração de volfrâmio terminou, mas os resquícios das memórias subsistem pelos edifícios abandonados. O percurso passa ao lado de um dos locais míticos da prova Ultra Trail Serra da Freita, a Besta (GC53RJQ); vista de cima, parece intransponível. É por esta altura que surge uma das melhores vistas do percurso; vale a pena parar e apreciar com detalhe o trabalho ao longo de séculos dos habitantes de Póvoa das Leiras. Provendo da aldeia, as leiras tropeçam indefinidamente até ao fundo do vale.
A descida da encosta até Candal (GC2B4FX) faz-se por um antigo e bem conservado caminho rural. Passando a aldeia, segue-se por campos de agricultura persistente e alcança-se uma zona de arvoredo variado. O reencontro com o ribeiro, que desce desde a Fraguinha, é uma boa desculpa para mais uma paragem; as cascatas e os moinhos compõem o cenário. Logo depois surge uma subida exigente para Póvoa das Leiras (GC2HDE3), onde se pode ter uma nova visão da Besta. Ao passar-se pela aldeia compreende-se a importância da pecuária, já que em quase todas as casas existem lojas de animais.
Logo depois da aldeia chega o ponto em que se deve abandonar o PR e entrar no mítico Trilho Inca (GC2H5XN). Vagueando no início por um caminho rural, rapidamente somos levados pelo tempo até um trilho desenhado a custo na encosta escarpada. As lajes de xisto sobrepostas parecem um tapete da natureza! Quando se inicia o Trilho Inca aceita-se com desconfiança que ele nos levará até à outra ponta (GC5P2YF). Porém, à medida que se avança na encosta, as dúvidas desaparecem e tudo conflui num dos mais espetaculares, cénicos e desafiantes percursos das Montanhas Mágicas. Já do outro lado, as vistas alongam-se até aos limites da Serra da Arada, com a Drave escondida num segredo longínquo. Lá no fundo, o Rio Paivô fura pelos meandros do vale.
Depois de momentos infindos de contemplação, segue-se uma subida até uma nova zona de eólicas. Parece perto, mas o percurso ainda se delonga. Respeitando os ritos lentos da natureza, vale a pena fazer algumas paragens para descansar o olhar na paisagem envolvente. Lá em cima, o percurso prossegue por um estradão e logo depois inicia-se a descida para o final. A Fraguinha, com o lago a servir de espelho, parece um oásis na paisagem despida das ladeiras envolventes. Todos os dias são bons para realizar este percurso, mas recomenda-se particularmente a primavera; as encostas ficam engalanadas com cores muito fotogénicas.
Informação técnica e track do percurso:
Boas caminhadas e melhores aventuras!
Artigo publicado na GeoMagazine#22.
PS: Em agosto, o Trilho Inca foi assolado por um incêndio terrível que alterou por completo a paisagem.