A Barrinha de Esmoriz / Lagoa de Paramos é uma lagoa de dimensão média que comunica com o oceano Atlântico através de um canal no cordão dunar. Após vários anos em que esteve sujeita ao descuido ambiental, parece estar a recuperar bem. O percurso circular de geo-passadiços entretanto criado trouxe vida nova à lagoa e permitiu conhecer alguns locais de difícil acesso.
Este percurso tornou-se num local habitual de corridas e caminhadas. Em conjunto com o Parque do Buçaquinho e a Costa Atlântica formam o triângulo dourado das minhas deambulações e divagações costeiras. Apesar de ter deixado o coração na montanha, sempre tive um estranho fascínio pelo mar, pelo que ter a oportunidade de o ver à distância de um passeio ou de uma corrida é dourado sobre o azul, em particular ao pôr-do-sol.
Estes passadiços aproveitam muito bem a ligação estreita entre a lagoa, as zonas alagadas e o mar, permitindo aos seus descobridores explorar o melhor das suas vertentes. Ainda que todo o caminho seja interessante, numa paisagem natural que se estende até perder se perderem as vistas, é na aproximação ao mar, passando pela casinha de observação de aves e pela ponte panorâmica, que o percurso se torna especial.