O reino do abismo negro. Longos dias passaram desde que Khazad-dûm foi fundado, no centro das Montanhas Nebulosas. Por dentro deste vale de sombras abraçado por encostas escarpadas, os anões foram construindo um império poderoso, cuja fama se espalhou pelos quatro cantos da imaginação. À porta escondida deste reino cintilante, desce um rio de segredos, em sucessivas quedas e lagoas de água de vislumbres mágicos. Nas suas profundezas, em galerias e salões de perder de vista, brilhavam joias de todas as cores, como se fossem estrelas cadentes num céu sombrio.
Numa busca desmesurada para encontrar o coração da montanha, os anões acabaram por escavar mais do que deviam e libertaram um demónio do mundo antigo. A ruína e as sombras do tempo envolveram o reino e Khazad-dûm foi conquistado por criaturas das trevas. A história tornou-se lenda, a lenda tornou-se mito e durante uma era o acesso a este reino encantado ficou esquecido.
Porém, a esperança forma irmandades inusitadas e mesmo aqueles de quem menos se espera podem abalar o destino do mundo. Chegou o momento de libertar Khazad-dûm do abismo negro e devolver-lhe o brilho de outros tempos. O cajado Istari já bate à porta da pedra, por cima da lagoa encantada, tentando abrir caminho por segredos que apenas o ithildin pode desvendar. Que seja uma luz para todos que forem à sua descoberta, por locais onde todas as outras luzes se extinguem.
A cache
Rio de Frades é uma aldeia perdida entre as serranias de um passado dedicado à exploração mineira. Para além das encostas íngremes e esburacadas, as cascatas/lagoas cristalinas e a paisagem agreste tornaram o local num palco fantástico de exploração e aventura. Recentemente, a CM de Arouca iniciou a recuperação dos locais e os percursos de forma a promover o turismo de natureza.
Após várias visitas a este recanto encantado poderemos pensar que conhecemos as passagens e os locais secretos. Porém, Rio de Frades pode surpreender-nos a cada regresso. Neste caso, um erro ao calcular as coordenadas finais da cache Brutal!!! permitiu a descoberta de mais um local fantástico.
Esta cache não se encontra nas coordenadas publicadas. Na listagem existem dicas sobre como resolver o enigma. Já no local, a melhor forma de progredir para a descoberta é através da descida do rio.
Para aceder ao esconderijo é necessário, com cuidado, passar uma “prova de fé”, junto à cascata. Quem não se sentir confortável em lugares mais vertiginosos poderá levar material de canyoning (capacete, arnês, mosquetão e seguradora) para ajudar na passagem (está equipada).
Em contextos de maior pluviosidade poderá ser impossível chegar ao local em segurança.
O acesso à lagoa faz-se pelo lado esquerdo da fraga.
Não esquecer a lanterna frontal!
Boas descobertas e façam CITO.