As Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos localizam-se entre o rio Lima e as serras de Arga e Cabração, no concelho de Ponte de Lima. Trata-se de uma área de paisagem protegida que se desenvolve em torno de duas lagoas e das margens do rio Estorãos, num espaço dividido em duas zonas: a zona das tapadas, onde se inserem as lagoas e o rio Estorãos com galerias de vegetação ripícola e a zona das veigas: a veiga de Bertiandos e a veiga de Sobreiro. Esta paisagem protegida é constituída por zonas húmidas, bosques florestais de vegetação natural, diversas espécies vegetais raras ou em vias de extinção, pastagens e áreas agrícolas.
Rumo às brandas da Peneda para um fim-de-semana de montanha, fizemos uma primeira paragem nestas lagoas. Fomos de imediato conhecer o interessante centro de interpretação e iniciámos depois a caminhada, selecionando o percurso de acordo com painel informativo e a nossa disponibilidade, acabando por fazer a versão alargada. Logo no início da caminhada subimos à torre, de onde tivemos uma visão panorâmica da zona das lagoas. Seguiu-se um ótimo passeio pelo passadiço, suspenso entre os limites das lagoas.
Após vários cruzamentos acabámos por apanhar boleia pelo rio Estorãos e prosseguimos a montante por entre a sombra constante do arvoredo. É muito agradável percorrer os trilhos e nota-se perfeitamente o motivo de a área ser protegida. Foram surgindo novos passadiços, alternados com trilhos muito bem cuidados. Percebe-se também o cuidado em não exagerar nos passadiços, o que nem sempre acontece noutros locais. No final, ficou a certeza de uma excelente caminhada e a sensação que o tempo dedicado foi insuficiente. Voltaremos numa próxima oportunidade.