Sombras de Silêncio #110

Estendido no chão, Carlos reconheceu a inevitabilidade da morte. Porém, não estava disposto a facilitá-la, obstinado em levar consigo alguns dos seus carrascos. Tentou depois dirigir o pensamento para lugares mais agradáveis; lembrou-se dos vales férteis do Tejo onde crescera; da primeira vez que viu a esposa em Lisboa e do momento em que segurara pela primeira vez o filho nos braços. Pensou depois no futuro da família, sentiu uma réstia de orgulho em morrer pela pátria, mas blasfemou a guerra. Enrijeceu o rosto para não deixar escapar uma lágrima que ameaçava brotar e fincou a espingarda contra a parede, espreitando um retalho de céu azul.

Os alemães chegaram perto do quarto, espiaram e recuaram sem saberem onde estava Carlos. Entraram depois com mil cuidados. Carlos, que se escondera atrás do que restara de um antigo armário, atirou sobre um rapaz alto de olhar assustado. O disparo alertou os outros, que desfizeram a madeira e esventraram o sargento com várias rajadas de metralhadora. Carlos exalou o último suspiro sem que a sua vida lhe tivesse desfilado em momentos infinitos na consciência e obliterou-se.

As tropas portuguesas foram desbaratadas pela ofensiva alemã, naquela que foi uma das maiores tragédias lusas num campo de batalha depois Alcácer-Quibir. O mundo mudara e a guerra acompanhara a sua industrialização. A instabilidade política em Portugal, a desmoralização dos soldados, o reduzido número de oficiais capazes de os comandar e a ausência de um apoio efetivo armadilharam o destino das tropas. Aos soldados portugueses foi-lhes pedido que desbravassem o mundo às escuras; antes da guerra, a maioria não teria sido capaz de apontar no mapa onde ficava a Alemanha. Porém, a sua resiliência viriática evitou um cerco inimigo que poderia ter alterado o desenlace do conflito. Algum tempo depois, os aliados ocidentais conseguiram suster o avanço alemão e iniciaram contraofensivas que culminaram numa vitória final e na assinatura de um armistício que colocou uma dívida pesada sobre ombros dos perdedores. Joana e Miguel receberam apenas um destino incerto.

Sombras de Silêncio #110

Comentários