Sombras de Silêncio #321

Ao passarem por Santarém, Girolme lembrou-se que a sua princesa tinha ido viver para a região. Cresceu-lhe então uma vontade saudosista de a procurar. Não esperava que ela o aceitasse, ou até que o reconhecesse, mas queria saber dela e sobretudo explicar-lhe que ele nunca desistira de gostar dela. Porém, a súbita vontade foi substituída pela certeza de que o momento não seria oportuno e ainda lhe poderia trazer alguns dissabores. Concluiu que usaria a penitência para incrementar o pecúlio impuro. Decidiu então adiar a busca para o regresso, se a coragem o permitisse. Girolme gostava de acompanhar as conversas de Pedro, tendo-se revelado um bom ouvinte. Todavia, sentia alguma vergonha, mediante tão excelso representante da arte de bem-servir a Deus.

Pelo meio-dia do último dia antes de chegarem ao destino, o grupo passou por uma aldeia perdida no meio de dois montes. Reencontraram então um pequeno jardim onde já tinham parado em anos anteriores e Pedro aconselhou o descanso. Por essa altura, Girolme andava acometido por uma dúvida que muito o arreliava, fundamentalmente porque do seu esclarecimento dependia a forma como se iria apresentar no santuário. Ainda que sempre tivesse considerado Ritinha como sua namorada, ela apenas o foi por um compromisso verbal. Quando andou por Espanha enamorara-se, de forma insuspeita, por Ana Maria. Ainda que nada tivesse sido dito, ou tampouco escrito, Girolme tinha dúvidas sobre como deveria apresentar a espanhola ao divino, até porque o namoro com Ritinha nunca tinha tido um fim declarado. Procurou então Pedro entre os colegas que dormitavam e foi-lhe dito que ele tinha ido passear pelas ruelas do lugarejo. Girolme decidiu embrenhar-se à sua procura e após algumas perguntas conseguiu saber que ele tinha sido visto na direção de uma fonte, já um pouco afastada da aldeia.

Apesar de estar um pouco baralhado e não saber se o encontraria, Girolme insistiu na procura, devolvendo o olhar para o seu regresso a cada passo para que não se esquecesse do caminho. Encontrou depois a dita fonte e procurou nas proximidades, mas não vislumbrou o amigo. Pensou em chamá-lo, mas receou ser surpreendido por algum animal selvagem e decidiu voltar para trás.

Sombras de Silêncio #321

Comentários