Quinta do Paço da Serrana

Nos idos de 2011, depois de uma noite assombrosa na Quinta do Comandante, em Oliveira de Azeméis, surgiu a vontade de recriar uma experiência semelhante e fiz-me à descoberta da Quinta do Paço da Serrana, em Cinfães, antiga moradia do explorador Serpa Pinto, nascendo pouco depois A Relíquia do Paço.

Desde então, o abandono da quinta deu lugar a um plano de recuperação. Apesar de ainda prosseguirem as obras na quinta, já foram concluídas na casa, tendo inclusive já sido realizada a inauguração. Para visitar o espaço é necessário contactar o turismo da CM de Cinfães (turismo@cm-cinfaes.pt).

Foi com muita curiosidade que visitei o Paço da Serrana, mormente pela excelência do local e pelas referências do antes e do depois. Estranhei um pouco que algumas partes tenham ficado um pouco diferentes, mas respeito as liberdades reconstrutivas. Na proximidade da casa foi também implementado um pequeno passadiço, cuja intenção me parece ser para recriar um pequeno percurso à volta de quinta, oferecendo boas vistas para a casa e para a paisagem envolvente.

Desejo apenas que as restantes obras não acabem no esquecimento e a Quinta do Paço da Serrana possa enfim tornar-se num espaço turístico de referência na região, tanto pela envolvente natural como histórica.

Obrigado à CM de Cinfães pela oportunidade de revisitar o espaço e as suas memórias.

Fotos de agosto de 2025

 

 

Fotos de dezembro de 2011

 

Quinta do Paço da Serrana

Comentários