Prosseguiram depois a viagem, agradados pela vista, mas atemorizados pelo calor sufocante que se fazia sentir na região. Chegaram a Ourém por volta das cinco da tarde e foram de imediato para as instalações da Guarda Nacional Republicana. Carlos encontrou-se então com o comandante do posto, António Gomes, um homem jovem e de cara pálida. Em conjunto confrontaram os dados dos rapazes em falta e elaboraram um itinerário para vasculharem a vila, as aldeias e os lugares do concelho à procura dos desertores.
Carlos e Miguel pernoitaram nas camaratas. No dia seguinte, o comandante Gomes nomeou o cabo Rui, um homem obeso, de bigode e cabelos desgrenhados, para acompanhar Carlos. Com as intimidações em riste, passaram a pente fino a vila, entregando as ameaças que ofereciam a prisão no caso de os faltosos não se apresentarem no prazo de uma semana no quartel em Tancos. Alguns fugiam ao saberem do assunto e outros iriam fugir em breve, mas a maioria jurou que desconhecia o dever. Miguel ficara no quartel com o comandante e bastaram poucas falas com o rapaz para o militar lhe achar pouco sizo. Deixou-se depois de julgamentos e mandou-o brincar ao pião no terraço do posto. Miguel conhecia o jogo, mas nunca conseguira convencer o pai a comprar-lhe um pião. O comandante decidiu ensiná-lo, deixando-o depois pela tarde fora na brincadeira. Ao entardecer, quando Carlos regressou, ainda estava em êxtase com a brincadeira. Contou-lhe ao pormenor todos os feitos que perfizera nos lançamentos. Carlos, notando-lhe a satisfação, prometeu fazer-lhe um pião quando chegassem a casa.
– Não se meta em trabalhos; eu ofereço-lhe este – consentiu o comandante.
Ainda que confiasse na promessa do pai, Miguel pediu-lhe para aceitar, radiante pela aquisição. Carlos acedeu, algo envergonhado, mas contente por agradar ao filho. Ficou depois bastante satisfeito pela decisão de o levar na viagem. Orgulhoso, considerou-se melhor pai do que era na realidade.
No dia seguinte, Carlos e Rui repetiram a busca dos prevaricadores e vaguearam pelas aldeias a sul da vila, regressando depois a Ourém apressados pelo mau tempo que se instalara e que ameaçava com chuva e trovoada.