Sombras de Silêncio #53

– Esfregue os dedos indicador e polegar da mão direita – ordenou o guia.

O iniciante assim fez, depois de alguns instantes de reconhecimento e muitas dúvidas. A súbita alteração da perigosidade da cerimónia amedrontou-o. De seguida, o guia pegou-lhe no dedo indicador direito e pressionou-o contra a folha das intenções, deixando um ligeiro traço a sangue das suas impressões. Após a assinatura, o guia entregou a folha ao Venerável Mestre e o iniciante ficou de novo sozinho no centro da sala.

– Quais julga serem os seus deveres para com esta sociedade, a sua família, a sua pátria, a humanidade e para com o Grande Arquiteto do Universo? – perguntou o Venerável Mestre.

– A esta mui nobre sociedade ofereço a minha disponibilidade e o meu esforço, ajudando a fortalecer os seus alicerces, tratando os meus irmãos de forma amável e acatando com respeito a diversidade de opiniões. À minha família ofereço o meu amor e o cuidado absoluto, guiando-os por caminhos de decência e honradez. Ao meu país ofereço os meus préstimos na sua defesa incondicional e no garante dos direitos fundamentais a todos os cidadãos. À humanidade ofereço os meus serviços na proteção da liberdade, igualdade e fraternidade entre os homens. Ao Grande Arquiteto do Universo, que eu tenho para mim como sendo o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, ofereço a minha vida, na esperança que o cumprimento do meu destino seja digno aos Seus olhos – jurou o iniciante.

Todos acharam a resposta muito digna, ainda que notoriamente preparada. Os olhares trocados pareciam indiciar a aceitação de mais um irmão para o grau de aprendiz. O Venerável Mestre não considerou necessário colocar mais alguma pergunta e sugeriu que principiasse a votação para a aceitação ou rejeição do iniciante. Para tal, mandou que uma pequena urna de madeira, com uma estrela de cinco pontas desenhada na tampa, circulasse pela sala. À medida que ia passando de mão em mão, cada um dos votantes colocava lá dentro uma pequena bola de madeira, que poderia ser branca ou preta. A caixa foi entregue ao Venerável Mestre, que também votou, revelando depois o resultado, mostrando as nove bolas brancas. Caso houvesse alguma bola negra na caixa, o iniciante não poderia entrar para sociedade.

Sombras de Silêncio #53

Comentários