Sombras de Silêncio #259

O mais novo dos Pintassilgos estava mortinho para acrescentar a sua história preferida e quase desconhecida. Era aliás um segredo que muito lhe custava manter, mas que evitava possíveis desenvolvimentos nefastos. Nem os irmãos sabiam. Há cerca de dois anos atrás, ele e os colegas conseguiram convencer Bilinho a ir roubar melancias a Tirinhos, um homem rude que dormia todas as noites com a espingarda do seu lado. Durante uma noite escura, numa primeira tentativa, Bilinho regressou com duas abóboras debaixo do braço. Na segunda tentativa o resultado foi semelhante, ainda que as abóboras tivessem uma forma mais arredondada. A terceira tentativa revelou-se trágica para uma sementeira de feijões. Tal despertou a atenção de Tirinhos, que saltou da cama e correu à volta da casa, escutando apenas os passos desajeitados de alguém que fugia pela sementeira. Tirinhos ainda pegou na espingarda e atirou na escuridão.

Foi apenas no outro dia que o dono se apercebeu realmente dos estragos e ficou de tal modo chateado com a afronta que mandou vir um bruxo de Beja para descobrir quem tinha sido o autor do roubo. Concluiu-se então, através de uma sessão espírita que se prolongou por oito horas e que ficou famosa a leste do rio Guadiana, que a dificuldade em encontrar o meliante se prendia com o facto de o seu nome levar demasiado tempo a pronunciar. Concluiu-se assim que o assalto teria sido perpetrado pelo habitante de Moura cujo nome tinha mais letras. Após alguma investigação, Tirinhos começou a desconfiar do rapaz que, curiosamente, iria ser seu genro. Já não houve casamento. Sofia, a noiva, ficou devastada. Marco, o noivo, para além das juras diárias de amor e verdade, ainda contratou um bruxo de Mértola para tentar esclarecer o equívoco. Mas a confiança jamais seria restaurada e a história de amor teve um desfecho triste.

Para Miguel, aquelas histórias pareciam um pouco estranhas e na verdade não considerava que fossem tão hilariantes conforme os homens as queriam compor. Bilinho nem precisaria de justificar algumas incidências menos felizes. Ele próprio passara por muitos percalços e sabia que a vida pode ser madrasta. Aqueles que desconhecem os seus dissabores bem podem contentar-se pela benesse. Já os menos afortunados parecem vaguear por existências errantes, num desditoso jogo de azar, ao sabor de uma justiça casuística incompreensível.

Sombras de Silêncio #259

Comentários