Sombras de Silêncio #222

A esposa, que estava já a dormir na cadeira, acordou e ficou com meio olho aberto, mantendo o respirar pesado. Aníbal e o estalageiro foram dividindo copos de vinho a troco de um anel de ouro, que serviria também como pagamento pela dormida. Quando o velho percebeu quais eram as intenções de Aníbal, mostrou-se retraído em ajudar. Porém, ficou mais agradado ao escutar que o hóspede estava disposto a trocar o Volvo por uma passagem segura e algum dinheiro. Revelou-lhe então que conhecia um pescador que tratava do assunto de forma profissional. Não só fazia a travessia como também falsificava um documento de identificação espanhol, apenas precisava de uma fotografia. Aníbal ficou muito agradado com a proposta e mandou-o tratar do assunto com a maior brevidade possível, tirando da carteira uma fotografia e anunciando que queria ir para Huelva.

Atão e o outro? – perguntou o estalageiro.

– O outro que se desenrasque. Enquanto eu estiver aqui, a dormida e a comida estão por minha conta. Depois, faça com ele o que quiser – respondeu Aníbal, oferecendo-lhe um aperto de mão enquanto com a outra aviava mais um copo.

Aníbal passou pela casa de banho e prosseguiu para o quarto, onde tropeçou em Miguel e aterrou o sono no colchão. No dia seguinte, o estalageiro saiu logo de manhã e deixou um recado à mulher para lhes servir uma sopa. Voltou por volta do meio-dia e acorreu ao quarto para dar a boa nova a Aníbal. Lá fora, Miguel deslizava pela liberdade com um sorriso eterno. Tudo fora tratado e logo que a noite caísse o pescador viria à estalagem para levar Aníbal, renomeado Pablo Santiago, para Espanha, a troco de um Volvo. Porém, Aníbal não estava disposto a abdicar de tanto por pouco, mas cada contraproposta esbarrava na intransigência do estalageiro. Assim, decidiu renegociar o salto fronteiriço para Miguel, mas apenas no dia seguinte. Como não queria que o estalageiro se esquecesse do prometido, abriu a janela e chamou Miguel, contando-lhe a novidade. Miguel ficou contentíssimo e desfez-se em agradecimentos por todas as bondades que recebera gratuitamente.

Sombras de Silêncio #222

Comentários