Sombras de Silêncio #123

Ainda que o dinheiro não fosse o mais importante, foi graças a ele que a Madame criou a filha e lhe ofereceu um andar em Campolide, onde ela arranjou um marido e uma vida. Os Fernandes acabaram por lhe deixar trezentos e cinquenta réis. Cada um saiu da casa numa miríade de pensamentos que lhes ofuscava as virtudes da plausibilidade. Miguel, apesar do susto, acabou por gostar da experiência. Nos dias seguintes incentivou várias vezes a mãe para que regressassem à casa de Madame Bexiga a fim de estabelecerem contacto com o pai. Joana respondeu sempre que o pai já estava no céu e um dia haveriam de o reencontrar.

Após várias tentativas conseguiram convencer Manuel a ir ao antigo Hospital de Todos os Santos, ironicamente destruído no seu dia aquando do grande terramoto. O médico da Azambuja tratou da calendarização da cirurgia e entregou-lhes uma carta de recomendação. Fizeram a viagem em meados de fevereiro pelas linhas da confiança, mas voltaram diminuídos na esperança. O médico-cirurgião revelou que a operação tinha uma taxa reduzida de sucesso. Era apenas uma questão de tempo. Três dias depois da operação, Manuel regressou a casa. Apenas se levantava da cama para fazer as refeições e as necessidades. Passava os dias a revisitar o passado, indagando sobre como sairia deste mundo e o que encontraria depois. Choramingava na escuridão da noite, quando ninguém o via, queixando-se a Deus pela partida penosa que jazia à sua frente.

Certos de que os homens podiam saber muitas coisas sobre a vida, mas era Deus quem ditava o comprimento dos seus dias, os Fernandes apostaram na peregrinação ao local onde Nossa Senhora tinha aparecido. Após alguma discussão, decidiu-se que Cina e Arnaldo iriam a Fátima. Ela insistiu muito em ir, pois há muito tempo que lhe pesava a consciência com uma mentira que guardava apenas para si. Pretendia ainda pedir que, apesar de já estar perto dos quarenta anos, Deus lhe desse mais um filho com que pudesse entreter o marido, apesar de desconfiar do milagre. Miguel insistiu também em ir a Fátima, por lhe lembrar a viagem que tinha feito com o pai. A ideia não agradou de todo a Arnaldo, que o tomava por pouco ajuizado e impróprio para tarefas sérias de homens. Porém, a persistência do rapaz moldou-lhe a decisão e acabou por ceder.

Sombras de Silêncio #123

Comentários