No coração dos Picos de Europa

A visita à parte central dos Picos de Europa foi sendo adiada sucessivamente pelo tempo instável durante as nossas férias nestas montanhas encantadas. Neste dia, e como a previsão não era a melhor, decidimos ir até à praia. Acordámos calmamente, tomámos o pequeno-almoço e quando chegámos ao café, perto das 10h da manhã, já o céu estava meio limpo e havia a previsão que o dia seguinte estivesse pior. Por impulso, mais do que por razoabilidade, decidimos ir para as montanhas. A Valente, menos atreita a grandes caminhadas, foi até Bulnes.  Eu fiz o percurso pelos picos Urriellu, Torrecerredo, o ponto mais alto da cordilheira cantábrica, e ainda fui dar um salto à Collada Bonita, em cerca de 30 Km de solitude pela montanha.

Estacionei ao cimo da estrada que passa em Pandebano e pelas 11h30 iniciei a minha subida até ao pico Urriellu. Como sabia que teria pouco tempo para a volta que queria dar fui alternando entre a corrida e o passo acelerado. Algures meio, num momento de vistas extraordinárias para Bulnes, escutei: “António!”. Num primeiro momento ainda pensei que não fosse para mim, mas depois lá encontrei o rosto familiar do José Sampaio que, juntamente, com alguns colegas, tinham ido pernoitar ao refúgio do pico Urriellu. Após alguns instantes de conversa, lá continuámos, cada um para seu lado. Esta subida apresenta umas vistas maravilhosas para o vale mais abaixo e o trilho é realmente fantástico, sem ser muito difícil.

Quando cheguei à vega do Urriellu aproveitei para beber um pouco de água, espreitei timidamente o enorme refúgio e apanhei o trilho para o pico Torrecerredo (GC3PR09). Sempre em modo acelerado, apenas andei mais cauteloso numa passagem mais vertiginosa que até tem uma corda de proteção. Algures pelo meio do caminho aproveitei para almoçar. Seriam então cerca de 14 horas. Sem grandes dificuldades lá fui seguindo o trilho até me acercar daqueles picos enormes. Como estava nevoeiro, a parte superior não estava visível de lá de baixo, o que veio a complicar a ascensão. Antes da última subida olhei para o GPSr e fiquei incrédulo. Estaria a cerca de 300 metros do pico e teria que subir uns 350 metros. Por momentos pensei que deveria haver algum erro, mas rapidamente percebi que não havia.

Algures a meio, com dificuldades em perceber qual era o pico certo e por haver uma bifurcação de mariolas, acabei por me afastar do trilho mais aconselhado. Tive então muitas dificuldades e rapidamente fiquei “pendurado” em locais de alguma exposição. Não estive propriamente em perigo, mas foi preciso algum sangue-frio. Percebi então que estava a subir para o pico vizinho, cujo acesso me pareceu ser apenas possível por escalada. Após alguma avaliação lá consegui perceber para onde tinha de ir e felizmente consegui encontrar um acesso sem ter que descer, até porque já deveria ter subido uns 150 metros e sinceramente não sei se os conseguiria descer. Já no trilho certo, as dificuldades diminuíram e não demorei muito a chegar lá em cima, ao reino das nuvens, onde fiquei só com o mundo. Foi realmente uma sensação maravilhosa, mormente pela superação de ter alcançado o pico maior dos Picos de Europa!

Feito o registo, e depois de tirar algumas fotos, foi tempo de descer – desta vez pelo trilho certo – o que se revelou bastante mais fácil do que a subida e do que inicialmente pensava. Depois de uma ascensão alucinante, refiz o caminho em modo acelerado e, com uma pequena paragem para me alimentar, cheguei a outro pico, do outro lado do vale. É um dos locais de onde se pode ter uma visão mais global deste pico extraordinário, da sua vertente mais longa, mesmo perto onde umas cordas ajudam à progressão do trilho, que passa perto de um precipício.

Ao longo da estadia na região a imagem do pico Urriellu (GC1Z7QV) apareceu-nos como se fosse uma miragem. Encarávamo-lo sempre que íamos até ao café do parque onde estávamos, mas o nevoeiro não nos permitia enxergá-lo convenientemente. A primeira vez que o conseguimos foi quando seguíamos para Covadonga e parámos no miradouro que fica perto de Cabrales. Não admira que seja quase venerado pelos asturianos e muito acarinhado pelos montanhistas e escaladores. O segundo momento em que o vimos foi quando subimos pelo teleférico de Fuente Dé e fomos até os Horcados Rojos, obtendo também uma visão triunfal daquele vale.

Depois de alguns momentos de admiração, continuei pelo trilho e não demorei muito a chegar perto do refúgio, onde aproveitei para comer mais uma barrita e abastecer de água. Lá me decidi depois a ir até lá em cima. A subida não é muito fácil, com a quantidade de pequenas pedras que rolam pela encosta e naturalmente pela inclinação acentuada. Ao fim de alguns minutos lá venci os cerca de 300 metros e fui direto à enorme fraga para lhe assentar a mão. Pensei sentir o pulsar da sua existência eterna, mas na verdade apenas senti frio. Quando se olha desde aquele ponto lá para cima fica-se desnorteado com a sua dimensão e perdido na vontade em chegar lá cima.

Eram cerca de 18 horas quando cheguei ao início do trilho para a Collada Bonita (GC3Y7HB). Apesar das dúvidas, lá me decidi a subir, sabendo de antemão que não seria fácil lá chegar e regressar a Pondebano ainda de dia, não somente pelo pouco tempo disponível, mas também pelo cansaço já acumulado. Inicialmente calmo, não demorou muito para que o trilho se erguesse abrupto na paisagem inóspita. O pico Urriellu, ao lado, parecia controlar os meus passos e ambições. À medida que ia subindo, já começava a desejar que, depois do próximo monte, não houvesse mais para subir. Mas havia sempre mais!

Pouco depois de passar pelo trilho que segue para subida final em escalada do pico Urriellu acerquei-me de uma colina e notei que um dos trilhos começava a descer. Temi então que tivesse que ir lá em baixo, ao fundo da “cratera”. Reparei também que havia um outro que subia em direção aos picos à esquerda e segui por lá. Mais uma vez, não demorou muito tempo para que andasse “pendurado” nas rochas. A dado momento tive o discernimento para perceber que tinha errado no trilho; mesmo que conseguisse subir, provavelmente não teria acesso à Collada. Pensei então em desistir e comecei a descer, mas percebi então por onde deveria ter ido. Após mais algumas passagens de sangue-frio, cheguei ao acesso, também bastante inclinado. Como estava apenas a uns 150 metros, não resisti e fui lá em cima. As forças e a vontade reapareceram e quando firmei os pés naquela passagem, pouco passava das 19 horas. As vistas, em particular para o pico Urriellu, são muito bonitas, fazendo jus ao nome do lugar.

Após o registo e algumas fotos, iniciei o regresso a Pandebano. Ainda pensei em descer pelo Pozo das Moñetas, mas como as condições (nevoeiro) não eram as melhoras, por desconhecer o trilho e por ser menos usado, decidi não arriscar esse percurso. Tive apenas alguma pena por não ter tido tempo para subir até meio do Urriellu, mas talvez fique par uma próxima oportunidade. Com algumas paragens pelo caminho (para me alimentar e beber) e quase sempre a correr, lá cheguei ao carro por volta das 21 horas, sendo que nos últimos quilómetros fui acossado pela chuva. Por coincidência, ao ligar o rádio estava a passar a música“These boots are made for walking”. Exausto, mas feliz!