Deambulando por terras do Norte, vindos do Parque Nacional Peneda-Gerês, seguimos para Aboim da Nóbrega em busca do seu castelo. A visita tinha vindo a ser adiada há algum tempo, mas a passagem recente de alguns amigos acabou por espevitar a vontade de finalmente conhecermos o local. O enorme penedo no cimo do monte avista-se de longe, continuando a fazer guarda à região e à passagem do tempo.
A distância foi-se esgotando até que a estrada de alcatrão terminou. Como tínhamos o carro carregado ainda tivemos dúvidas em prosseguir, mas acabámos por ceder à preguiça. O veículo portou-se muito bem e chegámos por fim ao local de estacionamento. Subimos depois pelo trilho e rapidamente alcançámos o topo na penedia. Do castelo restam as ruínas e a imaginação, mas as vistas setentrionais estendem-se pelo horizonte e são incríveis!
Feita a descoberta e apreciação do local, fomos em busca da famosa língua de pedra sobre o abismo. De início ainda estava a fazer-se difícil, mas lá acabou por aparecer depois de consultarmos algumas referências sobre a sua localização, do lado norte. Os chinelos não facilitaram a subida, mas com calma e cuidado o momento acabou registado para a posteridade!